Proposta pedagógica reduz consumo de óleo, sal e açúcar de forma significativa

A parceria entre empresa, escola, pais e estudantes geraram ganhos na qualidade de vida - Foto: Divulgação
Compartilhe

A educação é composta por diversos elementos e estratégias que saem da sala de aula, como a alimentação saudável. Essa preocupação com a saúde dos estudantes, gerou resultados em uma escola do Rio de Janeiro.

A empresa responsável é a Sodexo On-site, que oferta serviços de facilities e alimentação.

De modo geral, com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados (com baixo valor nutricional e ricos em açúcares, gorduras e sódio), têm sido observadas taxas cada vez mais altas de sobrepeso e obesidade e o aumento de doenças crônicas.

Já hábitos saudáveis contribuem no desenvolvimento físico e cognitivo, desde a primeira infância.

Estratégias

Aline Reis, gerente de unidade da empresa e nutricionista responsável pela alimentação das crianças e adolescentes, explica as três etapas da implantação no colégio do Rio de Janeiro.

A primeira envolveu o desenvolvimento de receitas com menos óleo, sal e açúcar, mas mantendo a atratividade ao paladar.

A segunda foi a comunicação com pais e responsáveis através de folders informativos sobre a nova política de alimentação da escola com destaque para os benefícios das mudanças na saúde.

E a terceira, uma pesquisa de satisfação, que constatou impressões positivas dos estudantes e responsáveis em relação à proposta pedagógica.

“Começamos a chamar os alunos para experimentar a receita e fazer suas pontuações, como um chef mirim. Assim, eles se sentiam pertencentes ao meio, o que abria diversas possibilidades. Com o passar do tempo, viram que não havia grande diferença do que eles estavam habituados a consumir”, detalha a nutricionista.

“Parceria com os pais e escola nessa nova jornada foi fundamental”, diz a nutricionista – Foto: Divulgação

Resultados

Segundo a nutricionista, os resultados foram perceptíveis: o consumo de óleo, sal e açúcar caiu muito no decorrer dos anos,. O óleo, por exemplo, sofreu queda de uso em 75%.

E frisou também o ganho de qualidade de vida pelos estudantes.

“Tivemos eventos no restaurante com diversas temáticas e muita diversão, pois a mudança de hábitos não é fácil e é necessário persistência. Com crianças, é preciso ter um toque de diversão”, acredita a nutricionista.

E por último, deixou a dica de desenvolver receitas caseiras saudáveis de biscoitos, pizzas e salgados. Além de estimular a criatividade e curiosidade.

Fonte: Revista Educação.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais