A educação é composta por diversos elementos e estratégias que saem da sala de aula, como a alimentação saudável. Essa preocupação com a saúde dos estudantes, gerou resultados em uma escola do Rio de Janeiro.
A empresa responsável é a Sodexo On-site, que oferta serviços de facilities e alimentação.
De modo geral, com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados (com baixo valor nutricional e ricos em açúcares, gorduras e sódio), têm sido observadas taxas cada vez mais altas de sobrepeso e obesidade e o aumento de doenças crônicas.
Já hábitos saudáveis contribuem no desenvolvimento físico e cognitivo, desde a primeira infância.
Estratégias
Aline Reis, gerente de unidade da empresa e nutricionista responsável pela alimentação das crianças e adolescentes, explica as três etapas da implantação no colégio do Rio de Janeiro.
A primeira envolveu o desenvolvimento de receitas com menos óleo, sal e açúcar, mas mantendo a atratividade ao paladar.
A segunda foi a comunicação com pais e responsáveis através de folders informativos sobre a nova política de alimentação da escola com destaque para os benefícios das mudanças na saúde.
E a terceira, uma pesquisa de satisfação, que constatou impressões positivas dos estudantes e responsáveis em relação à proposta pedagógica.
“Começamos a chamar os alunos para experimentar a receita e fazer suas pontuações, como um chef mirim. Assim, eles se sentiam pertencentes ao meio, o que abria diversas possibilidades. Com o passar do tempo, viram que não havia grande diferença do que eles estavam habituados a consumir”, detalha a nutricionista.
Resultados
Segundo a nutricionista, os resultados foram perceptíveis: o consumo de óleo, sal e açúcar caiu muito no decorrer dos anos,. O óleo, por exemplo, sofreu queda de uso em 75%.
E frisou também o ganho de qualidade de vida pelos estudantes.
“Tivemos eventos no restaurante com diversas temáticas e muita diversão, pois a mudança de hábitos não é fácil e é necessário persistência. Com crianças, é preciso ter um toque de diversão”, acredita a nutricionista.
E por último, deixou a dica de desenvolver receitas caseiras saudáveis de biscoitos, pizzas e salgados. Além de estimular a criatividade e curiosidade.
Fonte: Revista Educação.*