Dia Mundial da Tuberculose traz debate sobre a importância da vacina BCG

Segunda dose da vacina contra a COVID-19 em crianças com comorbidades é antecipada no Ri de Janeiro.
Foto: iStock
Compartilhe

As vacinas são meios eficazes no combate a doenças causadas por vírus e bactérias, desde a prevenção até a erradicação. E no Brasil, um imunizante obrigatório aos recém-nascidos é a BCG.

Com apenas uma dose, a Bacilo Calmette-Guérin, ou BCG, protege contra as formas mais graves da tuberculose, uma doença infectocontagiosa e endêmica.

E 24 de março é reservado como o Dia Mundial da Tuberculose, trazendo o debate sobre prevenção, diagnóstico e tratamento.

Prevenção

A infectologista e gerente de imunizações do Grupo Sabin, Ana Rosa dos Santos, comentou sobre o papel da vacinação no Brasil, que registra 70 mil casos, e leva cerca de 4.500 pessoas a óbito:

“A BCG é fundamental para a proteção contra as formas mais graves da tuberculose – pulmonar e meníngea. A vacina é uma conquista muito importante para a sociedade global, mas para que ela cumpra o seu papel, precisa atingir a cobertura mínima prevista no PNI”, afirma.

No caso, Ana se refere ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem como meta vacinar pelo menos 90% do público-alvo com a dose de BCG.

E em 2020, a realidade ficou preocupante: o país vacinou somente 73,51% das crianças, índice bem inferior ao registrado em anos anteriores, quando a cobertura chegou, em média, próximo a 95% do público-alvo para a vacina.

Atualmente, este grupo é formado por aproximadamente 2,8 milhões de recém-nascidos, mas crianças com até 4 anos de idade ainda podem ser vacinadas.

Transmissão e sintomas

A doença é transmitida de forma aérea, por meio de aerossóis (partículas líquidas minúsculas) que uma pessoa contaminada lança no ar durante a fala, espirro ou tosse.

A especialista lembra que febre, emagrecimento, perda de apetite e sudorese noturna são os sintomas mais clássicos da doença:

“Ao perceber algumas destas manifestações, o paciente deve procurar atendimento médico imediatamente, para possível confirmação por meio do diagnóstico laboratorial e tratamento imediato”, aconselha a médica.

Diagnóstico e tratamento

Já o diagnóstico é feito por meio de exames específicos, como baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose, exames de imagem, que incluem Raio-X e tomografia, e cultura para micobactéria.

O tratamento da doença dura no mínimo seis meses, e traz chances de cura, desde que  feito de forma adequada, até o final.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais