Março é mês de conscientização sobre câncer de colo de útero e para marcar o Dia Mundial de Prevenção, a Fundação do Câncer lançou hoje (24/03) um Guia Prático que reúne orientações sobre a doença para capacitação de médicos e profissionais que trabalham na Atenção Básica de Saúde – enfermeiros, técnicos e agentes comunitários.
O Guia tem o objetivo de aumentar a adesão às recomendações para a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) e o rastreamento da doença.
Acesse aqui o guia em formato digital.
A iniciativa faz parte do estudo Conhecimento e Práticas da População sobre Prevenção do Câncer de Colo do Útero, que teve a primeira parte divulgada em fevereiro deste ano. Nesta segunda etapa do levantamento foram considerados relatos de 2.727 profissionais de saúde, informou a médica Flávia Miranda Corrêa, doutora em saúde coletiva, pesquisadora da Fundação do Câncer e responsável pela pesquisa.
“Nós damos as orientações sobre o público-alvo da vacinação, quantas doses são necessárias e os intervalos entre elas; damos informações gerais sobre efetividade e segurança do imunizante, dúvidas que encontramos no levantamento. Há algumas orientações práticas para checar se quando as crianças e adolescentes vão a consultas por outro motivo, elas estão vacinadas contra o HPV e, se não estiverem, que os profissionais recomendem a imunização, para ajudar a aumentar a cobertura vacinal, que é pequena”, disse Flávia.
Agência Brasil