Brasileira desenvolve garrafa para tornar qualquer água potável e vai à final de competição mundial

Universitária mineira criou o projeto para democratizar água potável a quem mais precisa - Foto: Donatello Ferraz/ Red Bull Content Pool
Compartilhe

O projeto “Aqualux” surgiu da inquietação em saber que muitos brasileiros não tem sequer acesso a saneamento básico, um direito básico e muito importante garantido pela Constituição Federal.

A iniciativa para democratizar água potável é de autoria da mineira Bárbara Paiva, estudante na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A universitária desenvolveu uma garrafa para esterilização de água por radiação, com filtro carregado a luz solar, que torna qualquer água potável. Além de inovadora, a garrafa é muito prática, já que cabe na palma da mão e pode ser levada para qualquer lugar.

E neste domingo (27/03), Bárbara apresenta sua ideia na Final Global, que acontece em Istambul, na Turquia.

“Essa oportunidade tem sido incrível ao meu projeto, porque além de me ajudar no desenvolvimento, ainda ajuda a acelerar o processo e aumentar a visibilidade”, afirma.

Bárbara reconhece a urgência do problema e espera mudar as estatísticas o quanto antes
Foto: Donatello Ferraz/ Red Bull Content Pool

E se for a vencedora, receberá um pacote personalizado de recursos para pôr seu protótipo em prática:

“Dessa forma, é possível alcançar pessoas interessadas a embarcar nessa comigo, para que possamos mudar, rapidamente, os dados mundiais [de falta de distribuição de água potável a todos]”, finaliza a universitária.

Segundo o Instituto Trata Água, atualmente o Brasil tem 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável e 100 milhões sem serviço de coleta de esgotos, tornando o país um grande potencial para a ideia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais