A estudante Cibelly Libório tem apenas 16 anos, mas é a representante do estado do Amazonas no Gymnasiade Escolar 2022, em Aracaju (SE), na categoria do xadrez.
A estudante da Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha conta que a preparação acontece desde os dez anos de idade e já participou de outras competições:
“Eu tenho me preparado todos os dias, estou muito confiante de que estes anos de prática poderão me levar a muitos espaços. Então, para mim, representar o ensino público em uma competição nacional já é um dos prêmios que o xadrez me trouxe”, explica.
Preparo
Um dos maiores incentivadores da estudante é o professor e treinador de Cibelly, Jhonny Souza, que orientou a aluna durante o seu processo de aprendizagem, fazendo grandes elogios à jovem:
“A expectativa é grande, a gente espera que ela possa se sair bem. Já treinamos há algum tempo, há pelo menos oito anos, vejo a dedicação e empenho da Cibelly, e mesmo parando por seis meses durante a pandemia, nos adaptamos e passamos a treinar de forma on-line para que ela alcance bons resultados”, pontuou o treinador.
Hoje, a estudante acredita estar preparada para lidar com a responsabilidade:
“Eu estou muito ansiosa, é um compromisso muito grande viajar e representar o Amazonas, porém estou com uma ótima expectativa”, destacou.
Títulos
Cibelly já é campeã de outros títulos no esporte: aos 11 anos, em 2017, a estudante conquistou o primeiro lugar no Campeonato Amazonense de Xadrez – FAMAC, e no ano seguinte, levou a melhor na categoria sub-14.
Em 2019, também venceu nos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas). Já nos dois anos posteriores, 2020 e 2021, a estudantew consagrou-se a campeã no Festival Amazonense da Juventude (Famaj).