PC-AM orienta população para lidar com situações abusivas de telemarketing

As orientações esclarecem quando se configura crime - Foto: Erlon Rodrigues/ SSP-AM
Compartilhe

O incômodo sentido pelos abusos do telemarketing não é recente. As empresas podem ligar e mandar mensagens ao consumidor com ofertas, cobranças, e promoções. E segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o cenário pode configurar crime.

O delegado da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), Eduardo Paixão, explica que o comportamento pode ser considerado crime de perseguição, de acordo com o Código Penal (CP), ou crime contra consumidor, pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Orientações

A primeira é que a vítima registre um Boletim de Ocorrência (BO):

“A medida inicial é entrar no site Não Me Perturbe, que serve para bloquear números de celular e telefone fixo, para não receber chamadas de telemarketing. Caso ainda haja uma cobrança excessiva, registre provas para formalizar um BO”, esclareceu o delegado.

Segundo o titular, para registrar o BO é preciso estar em posse de provas, como gravações das ligações e prints das mensagens, e esclarece quando se torna abuso:

“O excesso das ligações e mensagens só se tornam abusivas quando a pessoa diz “não” às ofertas ou pede para não receber mais ligações. A partir do momento que a empresa insiste em continuar, pode ser considerada abusiva”, diz Paixão.

Aposentadas

Para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o delegado afirma que existe uma alternativa diferente para apartar as ligações.

“Para este público, basta ligar para o número 135 ou acessar o site do INSS e fazer o passo-a-passo para bloquear a margem do empréstimo consignado. Diante disso, o bloqueio será de imediato. Isso já evita o risco de fraude, de um crédito ou empréstimo na conta que nunca foi contraído”, explicou o titular.

Registro presencial

A autoridade policial informou, ainda, que caso a pessoa tenha esgotado estes dois passos, deve procurar a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), no bairro Colônia Oliveira Machado, e formalizar uma denúncia, para que seja feita a apuração no âmbito criminal.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais