Com ajuda do professor Mateus Silva, da disciplina de Geografia, quatro estudantes do 1º, 2º e 3º ano da Escola Estadual Vincente Telles de Souza desenvolveram dois jogos de tabuleiro para auxiliar na absorção do conhecimento.
Os instrumentos podem ajudar no aprendizado de diversas temáticas, como economia rural, hidrografia, fontes de energia, vegetação, clima, globalização e urbanização.
A iniciativa intitulada “Jogo: uma ferramenta no ensino e aprendizagem de Geografia” teve supervisão do docente Mateus Silva.
Economia Rural
Segundo o professor, um dos jogos foi inspirado no “Banco Imobiliário” e recebeu o nome de “Economia Rural”:
“O objetivo do jogo é compreender os tipos de produções rurais que predominam em cada região, além de aprender que os preços dos produtos podem variar devido a diversos fatores, como um fenômeno climático que atinge uma região, por exemplo”, explicou.
O docente revela que o jogo também ajuda a desenvolver noções sobre economia.
Imagem e Geografia
O outro jogo é baseado no “Imagem e Ação”. Nesta adaptação, nomeada de “Imagem e Geografia”, o jogador retira uma carta que possui seis temas pré-estabelecidos. Em seguida, o participante deve fazer uma mímica ou desenho na lousa para que sua equipe tente acertar qual é a palavra secreta.
“A intenção do jogo é que o aluno precisa conhecer bem os assuntos que são abordados nas cartas, pois isso facilita sua interpretação na mímica e também acertar a mímica dos colegas de equipe”, orienta o professor.
Recursos
O professor reforça a importância da pesquisa científica nas escolas de ensino básico e os incentivos financeiros aos projetos desenvolvidos:
“Além de proporcionar o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica nas escolas públicas, também dá um auxilio financeiro para os alunos que muitas vezes não continuam os estudos por falta de recursos. Os projetos fomentam a pesquisa e também combatem a evasão escolar”, frisou.