O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) empossou o novo conselheiro da autarquia nesta terça (05/04), trata-se de Luis Fabian Pereira Barbosa.
Ex-secretário de Estado de Articulação, e com vasta experiência nas áreas de administração pública, consultoria jurídica e gestão empresarial, o novo conselheiro foi nomeado pelo governador Wilson Lima após ter o nome aprovado por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, após empossar o novo integrante do colegiado, desejou um bom trabalho substituinte do então decano da Corte de Contas e agora conselheiro-aposentado, Julio Cabral:
“Desejo que ele preste um bom trabalho à sociedade, de sobremaneira ao controle externo da administração pública”, disse.
Nova missão
Ao assinar o termo de posse, o conselheiro Luis Fabian falou sobre a honraria do cargo e destacou sua experiência à frente de diversos órgãos da administração pública.
“Minha atuação no TCE será sempre moldada pelos valores de ética, transparência e moralidade, tal qual determina a constituição, assumo hoje esse compromisso perante meus pares e a sociedade”, destacou o novo conselheiro.
Segundo Luis Fabian, o primeiro passo é dar celeridade aos julgamentos de processos pendentes:
“A prioridade é levantar os processos pendentes de julgamento e zerar nossa pauta até o final do ano para que possamos dar celeridade aos novos processos de prestações de contas e gerar para os ordenadores de despesas a tranquilidade de terem suas contas julgadas tão logo saiam dos seus cargos”, pontuou.
Trajetória
Luis Fabian Pereira Barbosa é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina.
Também é ser professor da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e presidente da Diretoria Executiva do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU/Manaus).