Reunidos em Brasília pelo ATL, indígenas elaboram carta de repúdio ao PL 191/2020

Sônia Guajajara, a coordenadora executiva da Apib, Célia Xakriabá, e Sabrina Krenak estão juntas com mais de 6 mil representantes de 172 povos em Brasília - Foto: Edgar Kanaykõ/ WWF-Brasil
Compartilhe

A 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) começou na última segunda (04/04) e reúne a sociedade como um todo para discutirem os impactos do Legislativo, do Executivo e do Judiciário sobre as vidas e territórios dos povos indígenas.

Reunidos na capital federal Brasília, os manifestantes elaboraram uma carta de repúdio ao PL 191/2020, chamado de PL do Vale Tudo em Terras Indígenas.

A intenção da carta é somar 1 milhão de assinaturas de pessoas físicas, parlamentares, personalidades, instituições, organizações e movimentos sociais do Brasil e do exterior:

“Trago comigo hoje pessoas que têm feito um papel fundamental na defesa dos direitos dos povos indígenas no Congresso Nacional. Somos poucos, mas somos fortes porque nos unimos em torno de uma causa que é suprapartidária e que a gente tem levado, não somente ao Brasil, mas para o mundo”, ressaltou a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR).

O PL abre possibilidade para exploração legal de recursos naturais em terras indígenas, como o potássio, e com o início da guerra na Ucrânia ainda em fevereiro, as expectativas do Governo Federal era que houvesse um desabastecimento de fertilizantes. E então, a justificativa estaria “pronta”:

“Esse projeto de mineração e garimpo estraga a terra, contamina o rio, o peixe que comemos. Nós vivemos de caça e de peixe. O mercúrio que o garimpeiro joga na água contamina os peixes. É muito perigoso esse PL 191 que querem aprovar dentro da nossa terra e é muito ruim para o futuro do nosso povo. Como nossos netos vão viver?”, destacou Megaron Txucarramãe, liderança Kayapó.

Fonte: WWF-Brasil.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais