Pesquisadores desenvolvem aplicativo que diagnostica doenças febris

Centrífuga para processamento de amostras no laboratório da UPA de Itacoatiara — Foto: Vanderson Sampaio/Arquivo pessoal
Compartilhe

No Amazonas, pesquisadores estão desenvolvendo um aplicativo que ajuda no diagnóstico de doenças febris como dengue, chikungunya, zika e sarampo.  O estudo está sendo realizado por pesquisadores apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas nas cidades de Manaus, Itacoatiara e Coari (Fapeam).

Técnicas de inteligência artificial foram usadas para criar o aplicativo. Segundo Vanderson Sampaio, investigador e doutor em medicina tropical do Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado ( FMT-HVD ) e do Fundação de Vigilância em Sade Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o aplicativo está sendo testado e validado.

“Neste trabalho, nosso grupo publica o conjunto de dados no formato de data paper para a comunidade científica, fortalecendo nossa política de open data e open science”, disse

Equipe do LabData — Foto: Vanderson Sampaio/Arquivo pessoal

Random Forest (RF), Adaptative Boosting (Adaboost), Gradient Boosting Machines (GBM), Extreme Gradient Boosting (Xgboost), k-Nearest Neighbours (KNN), Naive Bayes (NB) e Multilayer Perceptron (MLP). Estavam entre as técnicas usadas para criar o aplicativo.

Outras instituições no Brasil e no exterior, como a Universidade de Pernambuco ( UPE ) , a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Dublin City University, também contribuíram para o estudo.

Os municípios foram escolhidos por diversos motivos . Segundo ele, neles foram descobertos três cenários diferentes de capacidade técnica.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais