David Almeida anuncia que Manaus terá o primeiro parque linear e temático

Foto: Divulgação/ Implurb
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus irá construir o primeiro parque linear e temático, com projetos e desenvolvimento de equipes de arquitetos e engenheiros do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), denominado de “Gigantes da Floresta”. O espaço público irá ocupar uma área de 2,3 quilômetros, em um trecho de prolongamento do Mindu, na avenida Natan Xavier, Novo Aleixo, zona Leste. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida nas suas redes sociais, no Domingo de Páscoa, (17/04).

O projeto está em fase de desenvolvimento para recomposição do tecido urbano e social do entorno, visando a criação de um espaço público para promover a qualidade de vida dos moradores da área, em especial, preenchendo vazios urbanos deixados durante a expansão da cidade.

“O parque linear foi concebido para suprir a carência por espaços de qualidade entre as zonas Leste e Norte, incluindo um trecho temático para atender de crianças a idosos, um diversificado grupo da nossa população, incluindo Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida”, comentou o prefeito David Almeida.

Uma das etapas realizadas pelo Implurb foi a seleção do terreno, que hoje não tem caracterização e uso próprios, sendo passível de invasão e estando desocupado. “Foi escolhido para ser um projeto pioneiro de parque linear, que se tornará um dos grandes atrativos para Manaus”, disse o prefeito.

Espaços

Os espaços públicos projetados para o parque incluem quadras de esportes; pista de skate; pista de caminhada; passarelas; quiosques de alimentação; playgroundplaypetplayground inclusivo; banheiros; estacionamentos (carros e motos); iluminação pública, incluindo uso de painéis solares para sustentabilidade; ciclovia, ligando toda a intervenção; entre outros mobiliários urbanos.

“Estamos na fase de desenvolvimento, em duas frentes distintas. Uma é o trabalho artístico e outra o urbanístico e arquitetônico, que envolve análise do sistema viário e articulação com todas as vias do entorno da intervenção. As imagens apresentadas pelo prefeito David Almeida são desenvolvimento da maquete eletrônica impressa em 3D, para auxiliar na escala adequada e harmonização do parque. São usadas para trabalharmos itens como a declividade dos brinquedos, permitindo acesso a cadeirantes e PcDs”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Para Valente, a obra é multiuso e a maquete auxilia nos detalhes de acessibilidade e inclusão para atender todos os públicos, desde o tipo de material dos mobiliários infantis até o piso emborrachado onde as crianças podem brincar com mais segurança e conforto.

Investimento

“Nunca se projetou algo para este trecho, um investimento para animar este eixo viário e habitacional, incentivando os pedestres a recuperarem o espaço com um parque linear que vai revitalizar o território, tendo ainda jardins urbanos, muito paisagismo e arborização”, explicou o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

O arquiteto conta que o parque linear é de múltiplo uso e um trecho será destinado à criação artística e temática dos “Gigantes da Floresta”. “Serão quatro trechos, indo da Autaz Mirim até a bacia de retenção de águas no Novo Aleixo. Teremos tudo o que um parque linear desta dimensão necessita. Hoje, os moradores da área e entorno não têm espaços públicos de qualidade e acabam forçados a sair da área para praticar atividades físicas, recreativas ou culturais. O parque linear vai integrar tudo isso, criando espaços verdes imersos na cidade, em seus 2,3 quilômetros”.

No parque temático, as figuras terão grande escala, baseadas na fauna e flora amazônicas, como onças com 5 metros de altura, jacarés com 30 metros de comprimento e tucunarés com 15 metros de extensão. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos. A área total prevista para intervenção é de 147.453,87 metros quadrados.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais