Produção industrial no Amazonas tem recuo de 2,5% no primeiro trimestre, diz IBGE

IBGE afirma que a retração de alguns equipamentos afetou os dados do estado Foto: Reprodução
Compartilhe

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (10/05), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. O levantamento apontou um crescimento de nove dos 15 locais analisados entre fevereiro e março de 2022. Já no estado, a produção tem crescimento de apenas 0,3% durante o mês, com uma queda de 2,5% neste primeiro trimestre.

De acordo com o estudo, a média nacional registrou uma alta de 0,3%. No entanto, por estado, foi apontado o aumento de 8,4 pontos percentuais em São Paulo, seguido do Ceará (3,8%), Mato Grosso (2,8%), Minas Gerais (2,4%), Rio de Janeiro (2,1%) e Paraná (0,6%),  Amazonas (0,3%) e Bahia (0,1%).

Em relação ao trimestre, o Amazonas tem a maior queda na média móvel com 2,5%, seguido de Paraná (-2,1%) e Goiás (-1,9%).

Conforme os dados, em comparação com março do ano passado, a indústria nacional apresentou um recuo de 2,1%. Estados como Santa Catarina (-9,8%), Pará (-7,2%) e Amazonas (-4,1%) tiveram taxas negativas em destaque entre sete dos 15 locais estudados.

Em nota, o IBGE explicou que a redução registrada no Amazonas é devido à retração de produtos.

“A queda em Santa Catarina foi pressionada, principalmente, pelo comportamento negativo dos setores de máquinas e equipamentos; máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos têxteis. No Pará, o recuo foi afetado por quedas nas indústrias extrativas e metalurgia. Já o Amazonas recuou devido à retração de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos e máquinas e equipamentos”, diz o Instituto.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais