1º curso de Formação em Educação Especial e Autismo é promovido em Manaus

O curso tem o objetivo de proporcionar melhores condições ao ensino inclusivo Fotos: Eliton Santos/ Semed
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus iniciou, na última segunda-feira (16/05), o curso de Formação em Educação Especial e Autismo para assessores da modalidade que atuam em escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação segue até sexta-feira, 20/05. O primeiro dia de estudos ocorreu no auditório da Semed, zona Centro-Sul, e os demais serão na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Tecnologia, na avenida Darcy Vargas, zona Sul da capital.

A formação é promovida pela Gerência de Educação Especial (GEE) da Semed com o objetivo de proporcionar melhores condições ao ensino inclusivo aos profissionais que atuam na área. Somente a capacitação especializada pode obter resultados que efetivem possibilidades de aprendizagem aos alunos com deficiência.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, participou do encontro e destacou a preocupação que ela, como mãe, professora, avó e, principalmente, como cidadã, tem com a educação especial.

“Esse momento de aprendizagem é de suma importância e eu espero que vocês aproveitem ao máximo e levem todos os conhecimentos adquiridos aqui aos professores e mediadores. Trabalhar com a educação especial não é algo fácil e eu admiro demais quem escolheu se dedicar a essas crianças”, declarou a secretária.

O curso foi ministrado pela professora e doutora Caroline Kwee, consultora em Educação Especial e diretora da Associação Sensu Speciale no Amazonas, que falou sobre o aluno com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual (DI), as etiologias, conceitos, características e diagnóstico.

“O poder de vontade da secretária Dulce é impressionante, em um momento de conversa, ela me convidou para ter esse momento com as professoras, na mesma hora minha cabeça encheu de ideias. Eu também tenho um filho de 30 anos que é autista e isso me deixa com mais bagagem para conversar e passar minhas experiências. Estou muito animada com esse encontro e espero contribuir bastante para que todos saiam daqui com muita vontade de fazer pelos alunos”, disse Caroline.

Os assessores repassarão todas as informações aos professores e mediadores que lidam diretamente com os alunos. “É com muita alegria que recebemos essa primeira capacitação, agradecemos muito o apoio recebido do prefeito David Almeida e da secretária, porque daqui vamos também capacitar os professores e os mediadores nas escolas e a experiência da Caroline é fundamental para isso”, completou a gerente da GEE, Francemary Maia de Lima.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais