O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o edital do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural para ampla concorrência. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio. O início das atividades está previsto para 1º de setembro.
O edital visa o preenchimento de vagas para concessão de cinco bolsas de estudo, no valor de R$ 1,5 mil, durante 24 meses, e que serão custeadas com recursos do próprio Instituto. Também serão selecionados candidatos para cinco vagas reserva, que serão convocados caso uma ou mais vagas não sejam preenchidas e caso haja disponibilidade orçamentária.
Na sequência, também serão lançados os editais de seleção específicos para alunos servidores do Iphan e alunos servidores de outras instituições públicas. Serão oferecidas 10 e cinco vagas, respectivamente.
O Mestrado Profissional é destinado à formação de profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do Patrimônio Cultural. O curso associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.