O Ministério da Saúde instituiu uma Sala de Situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida foi anunciada pela pasta nesta segunda-feira (23/05).
De acordo com o ministério, as ações caberão ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) com o objetivo de elaborar um plano para o rastrear casos suspeitos e dados para diagnóstico clínico e laboratorial da doença.
Além disso, o Comunicado de Risco sobre a patologia foi enviada aos estados, orientando os profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento. No Brasil, não foi registrado caso suspeito da doença até o momento.
A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. De acordo com o Instituto Butantan, os sintomas podem ser leves ou graves e incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e sensação de casanço. Lesões na pele podem se desenvolver por todo o corpo, incluindo os genitais.