Quantas espécies brasileiras de Hexapoda (mais conhecidas como insetos) foram descritas em 2020? Quais são os países onde residem os autores? Como foi o papel da mulher na autoria destas espécies? Como estão distribuídas as autorias das espécies entre as regiões e instituições brasileiras de pesquisa? Em quais revistas estas espécies foram publicadas? Essas perguntas foram respondidas no “Hexapoda Yearbook (Arthropoda: Mandibulata: Pancrustacea) Brazil 2020: the first annual production survey of new Brazilian species”, o primeiro compilado anual sobre Hexapoda no Brasil.
Os principais resultados serão apresentados na Live “Desvendando as espécies novas de insetos de 2020: um raio X na produção anual da descrição de novas espécies brasileiras de insetos”, que será realizada nesta quinta-feira (09/06), às 9h (horário de Manaus), com transmissão pelo canal do Inpa no Youtube/INPAdaAmazonia. A Live será com o entomólogo Alberto Moreira da Silva-Neto, membro permanente da Pós-Graduação em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI-MCTI/Inpa/CNPq) e mediação da coordenadora de Tecnologia Social, Denise Gutierrez.
O Anuário foi elaborado por uma equipe de 75 autores, a maioria bolsistas de doutorado e de pós-doutorado de várias partes do país. “Com o artigo, expusemos a força e a cara da nova juventude entomológica do Brasil. Este foi o primeiro anuário Hexapoda Brasil, mas não será o último, pois o de 2021 já está em andamento”, conta Silva-Neto, que é editor-chefe da EntomoBrasilis, revista responsável pela organização do Anuário Hexapoda.
A Live integra as atividades do Mês do Meio Ambiente do Inpa. A programação conta ainda com visitas agendadas ao Bosque da Ciência de escolas participantes do I Concurso de Planos de Aula do Programa Ciência na Escola, visitas em escolas com exposição sobre os quelônios da Amazônia e intercâmbio cultural no Inpa entre jovens da RDS Uatumã (núcleo da FAS) com jovens do bairro Coroado. O Bosque continua com as visitas presenciais ao grande público suspensas. Em breve será informada a data de retorno das atividades presenciais.
A inscrição para a Live pode ser feita acessando o endereço https://www.even3.