Até o dia 21 de junho uma série de quatro webinários sobre temas transversais são transmitidos pela Academia Brasileira de Ciências e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Na próxima terça-feira (14/06), o pesquisador do Inpa e coordenador do INCT Adapta – Adaptações da Biota Aquática da Amazônia, Adalberto Val, participa como palestrante do Webinário A Contribuição dos INCTs para a sociedade, com início às 16h (de Brasília).
Val participará do Tema 3 que discutirá o “INCT e Saúde Única (one health)” falando sobre “O futuro dos peixes da Amazônia na saúde única”. Também são palestrantes do mesmo tema Carlos Morel e Afonso Luis Barth. Na sequência, outros três palestrantes discutem sobre o Tema 4: INCT e Nexus – Segurança Energética, Hídrica e Alimentar.
Segundo o pesquisador do Inpa, os peixes da Amazônia têm sido expostos a um amplo conjunto de desafios ambientais e os seus habitats modificados por ações antrópicas de todas as ordens, incluindo as mudanças climáticas. “Os resultados obtidos indicam que os peixes, principal fonte de proteína para as populações humanas da região, são vulneráveis às essas modificações e colocam em risco a segurança alimentar na região. Outros organismos são igualmente vulneráveis às perturbações ambientais, colocando em risco a estabilidade ambiental e, por conseguinte, a saúde integral dos sistemas ambientais”, ressaltou.
O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs) se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo, de alto impacto científico e de formação de recursos humanos, em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas.
Transmissão ao Vivo em:
ABC – https://youtu.be/MUOgk3qZmR8
CNPq – https://www.youtube.com/c/CNPqOficial
Veja a programação completa: https://bit.ly/3MMxXjD