Chegou o mês da festa junina e uma das melhores coisas que ela traz é a culinária. Milho, paçoca, pé de moleque, bolo de fubá, amendoim, pipoca, quentão e tantos outros quitutes fazem a alegria de quem não tem nenhuma restrição alimentar. Mas, quem precisa ir com calma nas guloseimas não precisa se preocupar: há opções para todo mundo se divertir e se aquecer com a gastronomia típica. A nutricionista e consultora da linha de snacks saudáveis Cuida Bem, Bruna Pavão, explica que a festa junina pode ser muito democrática.
O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo. Pensando nisso, as indústrias já investem em formulações específicas para esse público. “A Cuida Bem tem doces típicos da sazonalidade sem adição de açúcar, como cocada, paçoca, pé-de-moleque e doce de amendoim”, explica a nutricionista. Para quem precisa perder peso, esses produtos também são indicados, junto com uma alimentação saudável, além de alimentos in natura, como o amendoim, milho ou mesmo a pipoca, que podem deixar a festa mais saborosa.
Para os veganos, que têm mais restrições no cardápio pela não ingestão de qualquer alimento que seja de origem animal ou que contenha matéria-prima animal, a dica é substituir. O leite adicionado nos bolos de fubá e de milho, por exemplo, pode ser substituído por leites vegetais e o ovo por chia e linhaça, se o objetivo for dar liga à massa. “Basta usar a criatividade para que as receitas da festa junina possam ser feitas sem nenhum ingrediente animal”, garante Bruna, que alerta sobre o mercado atual de produtos típicos do período que já são veganos, como é o caso, por exemplo, das barras de nuts, o tablete de amendoim e a paçoca da Cuida Bem.
Além do selo vegano, os produtos da marca também possuem o selo de qualidade e confiança ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), garantindo que os produtos certificados foram analisados em processos rigorosos para garantir o consumo seguro. É importante lembrar que uma dieta saudável precisa passar pelo crivo de um profissional, pois ela é individual. “É importante manter o equilíbrio sempre”, recomenda Bruna. Se você tem dúvidas, consulte seu médico ou um profissional especializado, como um nutricionista, para garantir que está consumindo todos os nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Receita
CANJICA SAUDÁVEL COM PAÇOCA
RENDIMENTO: 2 PORÇÕES
TEMPO DE PREPARO: 30 minutos
INGREDIENTES
· ½ xícara (chá) de milho para canjica
· 2 xícaras (chá) de água
· 1 xícara (chá) de leite de coco
· ½ xícara (chá) de açúcar de coco ou adoçante em pó
· 2 colheres (sopa) de coco ralado
· 1 pau de canela
· 3 unidades de cravo
· 2 unidades de Paçoca com Chia, Quinoa e Amaranto da Cuida Bem
MODO DE PREPARO
Em uma tigela coloque a canjica de molho na água de um dia para o outro. Em seguida, leve a canjica com a água para uma panela em fogo médio e deixe até cozinhar por completo. À medida que a água for evaporando, coloque mais água para não queimar. Quando estiver quase cozida, acrescente o leite de coco, o açúcar de coco ou adoçante, o coco ralado, a canela e o cravo e misture bem. Termine de cozinhar, retire do fogo e sirva com paçoca Cuida Bem esfarelada por cima.
*Com informações da assessoria