O Ministério da Saúde atendeu cerca de 457 indígenas da etnia Munduruku, de seis aldeias, por meio de uma ação conjunta com a Divisão de Atenção à Saúde Indígena – DIASI e equipe multidisciplinar de saúde indígena do Polo Base Itaituba, localizado no Tapajós (PA).
As aldeias Dacê Watpu, Sawre Muybu, Sawre Aboy, Dajé Kapap, Karo Muybu e Poxo Muybú receberam atendimento em saúde que contou com médico, enfermeiros, farmacêutico, agentes indígenas de saúde, agentes indígenas de saneamento e lideranças locais, além do telessaúde, entre os dias 16 e 27 de maio.
Ao todo, foram 3.441 procedimentos, entre os exames ofertados: Retinografia, Eletrocardiograma, Monitoramento Multiparâmetro MTX, e exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. E ainda a testagem rápida para COVID-19, malária, ultrassonografia obstétrica e geral, baciloscopia.
De acordo com as programações da Divisão de Atenção à Saúde Indígena, a iniciativa está prevista para ocorrer em todo o território de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós.