O fim da Segunda Guerra Mundial estava próximo e já era dada como certa a derrota de Hitler e dos países do Eixo. A partir de então, os Aliados — sobretudo Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética — começariam a dar as cartas em uma nova ordem global. Representando essas potências, Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Josef Stalin se reuniram no balneário de Yalta, na Crimeia. Os bastidores desse encontro histórico, conhecido como a Conferência de Yalta, são retratados em episódio inédito de “Mistérios do Arquivo”, no Curta! e no Curta!On.
A reunião, que durou dias e contou com rigoroso sigilo, estendeu-se para além das salas fechadas. Repórteres, fotógrafos, cineastas e cinegrafistas soviéticos, ingleses e norte-americanos fizeram parte das comitivas que acompanharam os três líderes e registraram momentos de tensão e descontração — além de detalhes dos preparativos e das mansões que hospedaram o trio e seus assessores. As imagens mostram também os últimos momentos da vida de Roosevelt, que tentava esconder seu frágil estado de saúde — ele morreria dois meses depois.
Com dez episódios, a série “Mistérios do Arquivo”, dirigida por Serge Viallet e Julien Gaurichon, apresenta também outras relíquias do audiovisual que, juntas, contam parte da história do mundo entre 1940 e 1975. Entre elas, registros de Hitler e Eva Braun; a chegada do homem à lua; o Dia D da Segunda Guerra; os testes da bomba atômica em Atol do Bikini; a queda de Saigon — dando início à Guerra do Vietnã —; Marilyn Monroe visitando os soldados americanos na Guerra da Coreia; a chegada de Yuri Gagarin no espaço e a visita do presidente norte-americano Richard Nixon à China. A estreia do episódio “1945: Reuniões Secretas em Yalta” é na Sexta da Sociedade, 1º de julho, às 23h30.