Polícia faz alerta sobre golpe em saque do FGTS

Foto Ilustrativa
Com sucesso do Pix, ferramenta tornou-se obsoleta nos últimos anos. Foto: Reprodução
Compartilhe

O saque do FGTS ou a realização de empréstimo consignado, tem sido alvo de golpes, com uso de identidade falsa.  Por isso, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta a população para que estejam atentos.

O delegado Adriano Félix, titular da unidade especializada, explica que o crime ocorre quando indivíduos vão ao banco, portando um documento de identificação falsa, realizam empréstimo consignado em nome de terceiros ou fazem o saque do FGTS de pessoas que trabalharam em empresas por um longo período.

“É uma organização criminosa formada por vários indivíduos e cada um tem uma função. Um é responsável pela falsificação do documento, que será usado para a realização dos procedimentos; tem o autor do crime, que será a pessoa responsável por praticar a ação; e tem o responsável por obter as informações das vítimas, seja dados ou valores a receber”, detalhou Félix.

 

A cautela inicial para evitar esses golpes acontece por parte das instituições bancárias. É de responsabilidade dos mesmos fazer triagens eficientes para identificação do cliente. Assim, dificulta a utilização de documentos falsos e qualifica como golpe, ainda no atendimento inicial.

O delegado esclarece que a devolução do dinheiro furtado é um processo detalhado. No entanto, a PC-AM age com medidas cautelares, com intuito de bloquear as contas bancárias usadas no crime.

 

“Em 26 de abril, prendemos dois jovens por tentativa de estelionato em uma agência bancária no bairro Nossa Senhora das Graças, zona sul. Eles conseguiam sacar o benefício do FGTS de terceiros. Quando as vítimas iam sacar o dinheiro, constataram que já havia sido retirado anteriormente”, explicou o delegado.

Para cometer o estelionato, os autores estavam portando identidades de pessoas que possuíam contas bancárias no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Adriano cita outro caso, no qual prendeu, no dia 1º de junho deste ano, um homem de 56 anos, por golpe em uma agência localizada na avenida Djalma Batista, zona centro-sul.

“Ele utilizava identidade falsa, para abrir contas bancárias e solicitar empréstimos consignados. Ele foi preso no momento em que solicitava um empréstimo no valor de R$ 90 mil”, informou o titular.

 

A vítima afetada por esse golpe pode comparecer à DERFD, trazendo o máximo de provas, como horário de saque, agência onde recebe o dinheiro, para que as equipes policiais tenham êxito em punir criminalmente os responsáveis.

As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

As denúncias podem, ainda, ser formalizadas na DERFD, localizada na rua 5, esquina com avenida J, bairro Alvorada, zona centro-oeste.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais