Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, a XP Educação, braço educacional da XP Inc., acaba de anunciar a faculdade XP. Neste primeiro momento, serão cinco diferentes cursos focados em tecnologia (Sistemas de Informação, Ciência de Dados, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Defesa Cibernética) com um total de 400 alunos em seu primeiro edital. Os alunos de graduação terão mensalidade zero durante todo o curso.
Paulo de Tarso, CEO da XP Educação, afirma que a criação da faculdade teve como referência o conceito de “employer university” (universidade conectada a empresa, numa tradução livre). “Hoje, um dos maiores problemas corporativos é a falta de profissionais recém-formados realmente capacitados para a realidade de trabalho, explica.
Além da graduação, a XP Educação anuncia que a grade de MBAs foi ampliada e passa a oferecer mais de 20 cursos chancelados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo dois novos cursos: Ciência de dados para profissionais de Finanças e Customer Experience (CX) / Customer Sucess (CS).
Diferentemente da graduação, os MBAs serão pagos. “Aqui, o objetivo é oferecer para quem já é formado a possibilidade de uma especialização de altíssimo nível de qualidade, com aulas ministradas por alguns dos maiores e mais bem sucedidos empreendedores e empresários do país”, explica Paulo de Tarso. A meta da XP Educação, com os novos MBAs, é saltar dos atuais 3 mil alunos para cerca de 10 mil até o fim do ano.
No campo dos cursos livres, a XP Educação também lança uma nova plataforma composta por Bootcamps (44 modalidades disponíveis nas áreas de tecnologia e inovação) – formato de aprendizado prático e imersivo para formar habilidades técnicas para o mercado mais rápido que o ensino tradicional, principalmente para quem procura atualização curricular de qualidade –, e mais 35 cursos livres na área de finanças.
A plataforma fica disponível por meio de assinatura, em que o estudante paga uma mensalidade de R$ 65 e tem acesso a todos os cursos disponíveis.
Como assinante, o aluno pode se matricular em diferentes cursos simultaneamente e acessar os conteúdos diariamente. Além disso, os assinantes têm acesso ao Radar de Oportunidades, em que poderão se candidatar a vagas em tecnologia disponibilizadas por grandes players da área de tecnologia. A expectativa da escola é ter mais de 10 mil assinantes da plataforma até o fim do ano.
*CNN- Juliana Colombo