Seminário On-Line Sobre Povos Indígenas Com Participação Do Sócio Da ABC Takumã Kuikuro

Reprodução : abcine
Historicamente, imagens de indígenas, produzidas por não indígenas, foram arquivadas com informações insuficientes ou incorretas sobre as pessoas e os lugares documentados. Reprodução : abcine
Compartilhe

Nos dias 29 e 30 de junho, quarta e quinta-feira, o Instituto Moreira Salles realiza o seminário virtual Arquivos de imagens de povos indígenas.

Composta por quatro encontros gratuitos, a programação reunirá pesquisadores e artistas para debater a representação dos povos indígenas em acervos históricos de filmes e fotografias.

O seminário será transmitido ao vivo pelos canais de YouTube e Facebook do IMS, com interpretação em Libras.

Como avançar na identificação das imagens desses acervos? Como expô-las? Como os povos indígenas podem participar desses processos e criar novas narrativas para os registros?

Questões como essas serão abordadas no seminário, que é um evento preparatório para a exposição “Xingu”, prevista para o mês de outubro no IMS Paulista.

Historicamente, imagens de indígenas, produzidas por não indígenas, foram arquivadas com informações insuficientes ou incorretas sobre as pessoas e os lugares documentados. Como ampliar esses dados e rever a forma como são apresentados? A mediação será de Roberta Zanatta, responsável pela gestão do banco de dados do IMS.

 

Sobre a exposição
Em outubro, o Instituto Moreira Salles Paulista inaugura a exposição “Xingu”. A mostra discutirá o papel das imagens na história da relação entre indígenas e não indígenas no Xingu. Berço de um sistema social milenar, o território foi alvo recorrente da violência do colonialismo. Foi palco também da primeira grande demarcação de terras indígenas no Brasil e inspiração para a luta por direitos indígenas e pela preservação da Amazônia.

Esses movimentos foram acompanhados por uma profusão de imagens: dos registros de viajantes europeus à documentação de expedições do Estado brasileiro, da intensa cobertura na imprensa sobre o Parque Indígena do Xingu até a revolução desencadeada pelo audiovisual indígena. A exposição interrogará as múltiplas representações do local, colocando obras do acervo do IMS e de outros arquivos em diálogo com o trabalho de artistas e comunicadores indígenas.

 

Serviço
Seminário on-line “Arquivos de Imagens de Povos Indígenas”
Quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de junho
Gratuito
Ao vivo pelo YouTube e Facebook do IMS
Transmissão com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Programação completa
29 de junho (quarta-feira)
14h | Mesa 1 | Acervos
Com Marlene Moura, Thiago Oliveira e Vanessa Cavalcante. Mediação: Roberta Zanatta

17h | Mesa 2 | Museus
Com Gustavo Caboco, Santo Cruz Mariano Clemente Ticuna e Suzenalson Kanindé. Mediação: Ileana Ceron

30 de junho (quinta-feira)
14h | Mesa 3 | Devoluções
Com Kamikia Kisêdjê, Renato Athias e Valentina Tong. Mediação: Rachel Rezende

17h | Mesa 4 | Reapropriações
Com Gê Viana, Márcia Mura e Yamalui Kuikuro. Mediação: Guilherme Freitas

 

 

abcine

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais