Nesta quinta-feira (30/06), a Pfizer, empresa farmacêutica, anunciou que está buscando a aprovação dos Estados Unidos para que seu tratamento antiviral oral para covid-19 – o Paxlovid – receba aprovação total. Atualmente, o medicamento está disponível apenas sob autorização de uso emergencial.
A Pfizer disse que enviou pedido sobre o Paxlovid à FDA, agência que regula comida e alimentos, para tratamento da covid-19 em pessoas vacinadas e não vacinadas, com alto risco de progressão para doença grave.
O tratamento com dois medicamentos por cinco dias, começando logo após o início dos sintomas da doença, reduziu o risco de hospitalização ou morte em 88%, em pacientes adultos de alto risco não hospitalizados. No entanto, o ensaio clínico da empresa não incluiu pessoas vacinadas.
Um estudo feito neste mês em Israel mostrou que o Paxlovid reduziu as taxas de hospitalização e mortalidade por covid-19 em pacientes vacinados e não vacinados com 65 anos ou mais, entretanto não foi observado para prevenir doenças graves entre adultos mais jovens.
Segundo dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, mais de 1,6 milhão de tratamentos de Paxlovid foram administrados nos Estados Unidos.