Conheça a história do Pão de Queijo

Receita é queridinha dos brasileiros na hora do café. Foto: Tatiane Fialho
Compartilhe

Quem não gosta de um bom pão de queijo, não é mesmo? Conheça mais sobre as origens dessa iguaria mineira, que se caracteriza pelo seu sabor muito especial, que todo brasileiro aprendeu a gostar.

A origem do pão de queijo  é incerta até os dias de hoje. Alguns relatos dizem que a receita foi criada em Minas Gerais, no século 18, quando as cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães a farinha de mandioca (depois conhecida como polvilho) no lugar da farinha de trigo que era trazida pelos portugueses.

Elas cozinhavam para os senhores e, junto com o polvilho, eram adicionados os queijos que sobravam e endureciam. Era um  costume, na época, pegar um pedaço da iguaria e comer logo após as refeições.

Assim, as cozinheiras misturavam também os ovos e o leite — que eram insumos de grande oferta, devido à expansão da pecuária —, enrolavam toda a massa e assavam. Dessa forma, por acaso, os pãezinhos foram criados.

Uma outra versão afirma que a receita surgiu no período da escravidão, a partir da junção dos ovos e do leite, heranças dos portugueses, com a mandioca, até então considerada o pão dos índios nativos. Nessa mistura ia também o queijo, normalmente intenso e encarregado de dar sabor à massa.

Vale mencionar que a popularização só acontece após o ano de 1950, coincidentemente junto com o desenvolvimento de quitandas como broas, bolos e biscoitos. A partir dessa década, a iguaria passou a ser consumida no país inteiro.

Então, aqui está uma receita de pão de queijo mineiro para você preparar na sua casa. O uso do queijo meia cura, dá um baita diferencial no preparo.

Tempo: 1h30

Rendimento: 30 unidades

 

Ingredientes do pão de queijo mineiro:

  • 3 xícaras (chá) de polvilho azedo
  • 2 xícaras (chá) de polvilho doce
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de queijo de minas meia cura ralado
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Coloque a água, o óleo, o leite e o sal em uma panela. Leve ao fogo até levantar fervura. Misture os polvilhos em uma bacia e despeje o líquido quente misturando com uma colher até amornar. Amasse com as mãos por 10 minutos. Adicione o queijo, misturando bem. Acrescente os ovos, um a um, misturando bem a cada adição até obter ponto de enrolar. Forme bolinhas do tamanho de limões pequenos e coloque em uma assadeira. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar levemente. Sirva em seguida.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais