A noite de sexta-feira (08/07) foi marcada por mais um episódio triste envolvendo o Boi Bumbá Garantido em 2022. O Grupo Tático Móvel (GTAM) do 11º Batalhão da Polícia Militar do Amazonas, de Parintins, foi acionado para apagar um incêndio na entrada principal da Cidade Garantido. O fogo foi ateado de maneira intensional por trabalhadores revoltados com a falta de pagamento por parte da administração da agremiação.
Segundo testemunhas , os kaçauerés que são os empurradores de alegorias ficaram revoltados quando souberam do anuncio de uma nova data para o pagamneto dos trabalhos realizados no Festival deste ano. Os ânimos teriam se acirrado e a confusão teria começado com os vidros das salas do curral Lindolfo Monteverde sendo quebrados, e as grades de ferro arrancadas do palco.
Os trabalhadores atearam fogo no palco e também em parte do prédio administrativo.A polícia teve que atirar para o alto para tentar afastar os manisfestantes que ameaçavam destruir completamente o Galpão. O Corpo de Bombeiros atuou para conter as chamas.
Artistas ligados ao Garantido manifestaram tristeza pelo momento que Boi Vermelho enfrenta. Durante o Festival, Sebastião Junior anunciou sua saída do Boi e foi seguido por David Assayag. Israel Paulain, apresentador do Garantido, divulgou um vídeo em que se disse triste, envergonhado e indignado com a situação. “Estou aqui nesse momento muito indignado, estarrecido, com vergonha, diante de tudo que vem acontecendo com o nosso Boi Garantido nos últimos dias. Minha conversa agora é com a diretoria atual. Presidente, (Antônio Andrade) pague os nossos trabalhadores. É humilhante, é degradante, ver o que o mundo está vendo. O maior artista da história do festival, Jair Mendes, mendigando, pedindo para que seja pago”, pediu Paulain.
A vice-presidente do boi, Ida Silva anunciou o pagamento dos trabalhadores para este sábado 09/07.