A Polícia Federal no Amazonas cumpriu, na manhã desta quarta-feira (20/07), dez mandados de busca e apreensão e medidas cautelares para a Operação Uiara III, que visa desarticular organização criminosa voltada à prática de garimpo ilegal, corrupção ativa e passiva, crimes ambientais, dentre outros, na região de Jutaí, no interior do Amazonas.
De acordo com o órgão, os agentes cumpriram dez mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas as de afastamento do cargo e funções públicas, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal.
A primeira fase da Operação Uiara ocorreu em Autazes e de Nova Olinda do Norte e teve como resultado 131 balsas destruídas e três pessoas presas com 150 gramas de ouro ilegal da calha do Rio Madeira. Na etapa seguinte, cerca de 34 balsas foram destruídas em Borba.
“Toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações objetivando a retirada de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões no Estado do Amazonas” esclareceu a PF.