40% dos brasileiros pretendem empreender nos próximos dois anos, revela Ipsos

Pará foi a unidade federativa que mais abriu negócios no período Foto: Reprodução
Compartilhe

A nova pesquisa “Empreendedorismo no Tempo Inflacionário”, feita pela Ipsos, revelou que 40% dos brasileiros estão interessados em iniciar um novo negócio nos próximos dois anos. Considerando as respostas de cidadãos dos 28 países pesquisados, a média global ficou em 29%.

Dos países que participaram do estudo, Colômbia e México apresentaram os maiores índices de prováveis futuros empreendedores. Nestes países, 58% e 55%, respectivamente, afirmaram que possuem interesse em investir em algum negócio nos próximos dois anos. Em contrapartida, Japão e Holanda apresentaram os menores índices: 8% e 11%, respectivamente.

Principais barreiras

Para 45% dos brasileiros, a principal barreira para iniciar um novo negócio é a ausência de financiamento. Em seguida, 20% apresentaram os fatores econômicos como o grande impedimento. A falta de conhecimento e o desinteresse são os outros dois motivos principais, ambos com índice de 16%.

No mundo, 41% também apontam a falta de financiamento como barreira principal. Em seguida, a questão do interesse e da economia aparecem para 16%. Outros 17% apontaram o conhecimento como fator que mais desmotiva.

Principais incentivos

Quando questionados sobre quais fatores determinam o sucesso de um novo negócio, 64% dos brasileiros afirmaram que a taxa de juros é o mais fundamental. Em seguida, para 52% o fator determinante é o apoio do governo. Logo após, 39% acusaram a inflação como fator mais decisivo.

De acordo com os dados globais, o apoio governamental é o fator mais importante para 56%. Cerca de 50% acha que o mais importante é a taxa de juros, enquanto 40% acredita ser a inflação.

Governo, bancos e iniciativa privada

A pesquisa também mediu a percepção dos entrevistados sobre o apoio recebido dos governos, bancos e instituições privadas para empreender no país. Para os brasileiros, apenas 27% acreditam que o governo faz um bom trabalho na hora de incentivar o empreendedorismo. Cerca de 25% responderam que o trabalho é bem feito pela iniciativa privada, enquanto somente 24% elogiaram os bancos.

Considerando os dados globais, a média de elogios aos bancos e iniciativa privada ficaram estagnadas em 31%, enquanto o reconhecimento do governo ficou na casa dos 30%. Neste quesito, a China se destaca: 70% dos seus cidadãos responderam que as três instituições fazem um bom trabalho para incentivar o empreendedorismo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais