Pela primeira vez, Ibama utiliza drone em vistorias de linhas de transmissão de energia

A tecnologia utilizada permite que o monitoramento das áreas tenha menor custo e tempo necessários. Foto: Assessoria de Comunicação Social do Ibama
Compartilhe

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez uso de uma aeronave não-tripulada (drone) para monitorar linhas de transmissão de energia elétrica de empreendimentos licenciados. A ação da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) ocorreu nos dias 13 e 14 de julho em regiões que cortam os estados de Sergipe e Alagoas.

O método empregado reduz tempo e custo das operações, mas também, esse tipo de aeronave permite detectar com eficiência áreas de supressão de vegetação e condições de acesso às torres, bem como prevenir impactos ambientais que venham a ser causados pela operação de grandes empreendimentos e, ainda, acompanhar o cumprimento de condicionantes ambientais durante a instalação e operação de LT’s.

O drone utilizado é equipado com uma câmera de alta resolução – que garante a captação de imagens com qualidade, e pode sobrevoar a uma longa distância, alcançando locais onde não é possível chegar por vias terrestres.

Com a captação das imagens, os analistas podem elaborar relatórios e apontar eventuais correções ambientais que devem ser feitas pelos empreendedores. Assim, o Instituto assegura que as vistorias tenham melhores resultados, a fim de reduzir grandes impactos ambientais.

O uso de aeronaves remotamente pilotadas nas atividades, implementado pela Diretoria de Licenciamento Ambiental, é resultado de parceria com o Centro de Operações Aéreas, que coordena tecnicamente a implementação dessa tecnologia nas atividades finalísticas da Autarquia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais