Nos dias 27 e 28/07, a cidade de Bogotá (Colômbia) recebeu a 1ª Exposição Circular e Carbono Neutro, evento realizado pela União Européia. A cidade de Manaus foi representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski.
A exposição contou com 80 experiências de diferentes regiões relacionadas à economia circular e à redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Conferências acadêmicas com diferentes painéis, presenciais e virtuais fizeram parte da agenda de três dias, que incluiu uma feira, na qual organizações de diversas regiões do país contaram como avançaram na descarbonização.
O secretário Antonio Stroski, possui 30 anos de experiência em gestão de resíduos sólidos e fez duas apresentações no evento. A primeira apresentação discorreu sobre a realidade desses materiais em Manaus, que é a 7ª cidade mais populosa do Brasil, na qual, apenas no mês de abril de 2022, 600 toneladas de resíduos foram retiradas, de rios e igarapés, segundo dados da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
A segunda apresentação do secretário, que é mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, abordou sobre os resíduos sólidos na tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia).
A União Europeia fez o convite para a participação da secretaria na 1ª Exposição Circular e Carbono Neutro, no contexto do Programa Plásticos Circulares nas Américas.
O secretário destacou a “intenção de desenvolvermos um programa de projetos consistentes, para diminuir a presença de plásticos e outros resíduos e rejeitos destinados de forma inadequada, principalmente em nossos igarapés, inserindo as ações da economia circular em Manaus, envolvendo todos os atores”.
Ainda, o secretário sugeriuE que Manaus tenha uma edição da exposição na capital amazonense.