Promotoria espanhola pede 8 anos de prisão para Shakira por fraude fiscal

Promotoria espanhola pede 8 anos de prisão para Shakira por fraude fiscal
A cantora supostamente escondia sua renda através de um esquema baseado em paraísos fiscais. Foto: Reprodução/ Instagram
Compartilhe

O Ministério Público da Espanha pediu 8 anos e 2 meses de prisão para a cantora Shakira, acusada por fraude fiscal de mais de 14 milhões de euros entre os anos 2012 e 2014.

A decisão vem depois da cantora negar um acordo com o órgão para ir a julgamento. Os representantes dela alegam “inocência”.

Conforme a imprensa espanhola, a promotoria espanhola exigiu cerca de 14,5 milhões de euros quando encontraram provas de que, em 2012, Shakira já residia na Espanha. Ela se mudou após engatar um romance com o futebolista Gerard Piqué. Hoje eles estão separados.

A cantora supostamente escondia sua renda através de um esquema baseado em paraísos fiscais para não pagar impostos no país e chegou a pagar o valor correspondente e mais 3 milhões em juros. Porém, isso não impediu o Ministério Público de acusá-la por suposta fraude fiscal entre 2012 e 2014.

Tudo começou em 2017, quando uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) revelou que Shakira vivia na Espanha, mas aparentemente domiciliada em um paraíso fiscal das Bahamas.

N última quarta-feira (27/07), Shakira não aceitou um acordo oferecido pelo Ministério Público que evitaria que ela fosse julgada por quatro supostos crimes contra as autoridades fiscais. Ela decidiu ir a julgamento, por estar “plenamente confiante” em relação a sua inocência. Nesse sentido, o órgão pediu sua prisão, além de uma multa de 23 milhões de euros.

Em um comunicado, a cantora disse que escolheu “deixar o assunto nas mãos da lei, com a paz de espírito e confiança de que a justiça dará razão a ela”. Para a cantora, o caso “representa uma violação total” de seus direitos, já que ela sempre teve “uma conduta impecável, como pessoa e como contribuinte, e uma total disposição para resolver quaisquer diferenças desde o início, mesmo antes do processo penal”.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais