A Agência Tatu marcará presença no 17° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo que inicia na próxima quarta-feira (03/08) e segue até domingo (07). Integrando a programação de painéis do 4° Domingo de Dados, a Tatu falará sobre a experiência e elementos para fazer jornalismo de dados local. Inscrições para o evento podem ser feitas aqui.
Esta edição acontecerá em formato híbrido, parte da programação online e gratuita e outra parte presencial, que será na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo. A diretora de conteúdo da Tatu, Graziela França, falará sobre as experiências com o jornalismo de dados longe dos grandes centros.
“O congresso da Abraji é uma referência para quem é jornalista no Brasil, porque reúne sempre profissionais muito experientes e renomados do país e do exterior. Com o Domingo de Dados, apesar de mais recente, não é diferente. Tínhamos o sonho de participar como ouvintes, mas quando surgiu o convite para integrar a programação ficamos ainda mais felizes”, conta a diretora de conteúdo da Tatu.
Graziela detalha ainda as expectativas e o que está previsto para o painel “Jornalismo de dados para mudar realidades”. “Nós sabemos que a programação está rica e é realmente difícil escolher, mas neste painel iremos falar sobre aspectos gerais do jornalismo de dados, dar muitas dicas e apresentar os caminhos para construir reportagens guiadas com dados, sempre fortalecendo a importância dessa modalidade para as pequenas comunidades e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, explica.
Para este painel foi construído um material, que será disponibilizado em PDF aos participantes, que fala sobre o jornalismo de dados e dá várias dicas de como aplicá-lo, ferramentas e materiais de apoio. A programação completa do evento e as inscrições (da parte online e da parte presencial) podem ser feitas neste link.
Integram ainda o painel, que foi dividido em duas partes, a analista de dados da Agência Pública, Bianca Muniz, e a coordenadora de conteúdo do Data Labe, Elena Wesley.
Fonte: Agência Tatu*