Nesta terça-feira (09/08), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Umberto Calderaro Filho foi reinaugurado pelo prefeito de Manaus, David Almeida.
Localizada no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste, a unidade foi visitada pelo gestor municipal no início do ano passado e estava há anos sem receber manutenção. Com a entrega, já são 167 unidades de ensino recuperadas pela atual administração municipal.
“Em plena pandemia da Covid-19, no ano passado, tudo fechado, recebo pelo Instagram uma denúncia sobre as condições degradantes de uma escola. Pedi o localizador e vim aqui. Ao chegar, vi os professores em uma sala realizando o planejamento. Fui ver as condições desta escola e me compadeci. Imediatamente chamei a equipe da Semed e pedi que fizessem a reforma de excelência e de ampliação. Quando vim visitar, a escola não tinha ar-condicionado, tudo arrebentado, a cozinha era um lixo. Tinha um grave problema de drenagem. Agora, temos uma nova realidade, com uma escola renovada e ampliada”, enfatizou Almeida.
A unidade tem capacidade de atender cerca de 900 crianças, nos turnos matutino e vespertino, em 11 salas de aula. Para realizar esse atendimento, a escola conta com duas merendeiras, quatro auxiliares de serviços gerais, uma pedagoga, uma diretora e 17 professoras.
O prefeito de Manaus adiantou que ainda neste mês será realizada a reinauguração de outro centro de ensino no bairro, a escola municipal João dos Santos Braga.
A obra de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Umberto Calderaro Filho custou cerca de R$ 3 milhões, com recursos próprios do município, e atende a padrões arquitetônicos modernos de engenharia, incluindo ampliação dos ambientes, garantindo mais segurança e acessibilidade aos alunos, professores e comunidade escolar.