O relatório da Comissão Temporária sobre a Criminalidade na Região Norte foi apresentado na última terça-feira (16/08), pelo relator Nelsinho Trad (PSD-MS), em um documento que possui 37 páginas que defende investimentos no combate ao narcotráfico transfronteiriço.
Ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, Trad solicitou o envio de militares para as regiões do Vale do Javari e das Terras Ianomâmis, projeto de lei que permita o porte de arma para funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) que trabalham na fiscalização e agravamento de penas para delitos cometidos em áreas indígenas.
“As Forças Armadas dispõem de meios e capilaridade muito superiores aos dos órgãos de segurança pública na região amazônica, incluindo sofisticados sistemas de vigilância. Há décadas, os nossos militares acolhem, nas suas fileiras, indígenas, caboclos e ribeirinhos, o que ajuda a consolidar o sentimento de nacionalidade”, afirma relator.
O relatório final destaca que a Floresta Amazônica está presente em oito países, por isso é preciso reforçar no Parlamento Amazônico (Parlamaz) “o diálogo franco sobre a união de governos e povos para proteger a Amazônia e promover o desenvolvimento da região com respeito ao meio ambiente e aos povos originários”.
Fonte: Agência Senado