Amazonas lidera em número de assassinatos de indígenas em 2021, aponta relatório

Ao todo, foram 176 mortes no país Foto: Divulgação/ Cimi
Compartilhe

O relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil divulgado, nesta quarta-feira (17/08), registrou 355 casos de violência contra indígenas ao longo de 2021. Conforme o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), 176 indígenas foram assassinados no mesmo período.

De acordo com o levantamento, os estados que registraram o maior número de mortes de indígenas foram Amazonas com 38, Mato Grosso do Sul com 35, Roraima com 32, seguido de Maranhão e Pará com 1o e 8, respectivamente.

Entre os casos de violência, além de mortes, consideram-se as ameaças, lesões, racismo, violência sexual e tentativas de homicídio. Ou seja, um crescimento de 51 casos destes episódios no país.

Segundo o relatório, o contexto geral dos ataques aos territórios, lideranças e comunidades indígenas está relacionado a uma série de medidas, por parte do poder Executivo, que favoreceram a exploração e a apropriação privada de terras indígenas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais