Estão abertas as inscrições para o BrLab Rough Cut, laboratório de montagem para filmes longa-metragem de ficção que será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro em São Paulo, durante a 12ª edição do BrLab. O formulário fica aberto até o dia 16 de setembro, e os filmes em fase de pós-produção interessados em participar devem disponibilizar um trecho de até 20 minutos de seu corte mais recente. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponível no site do laboratório.
Os filmes selecionados devem ser representados pelas pessoas no cargo de direção e montagem, e podem ser inscritos longas-metragens de toda a América Latina, Península Ibérica e Itália. O laboratório vai selecionar até dois filmes para receber, presencialmente, tutorias da premiada montadora brasileira Karen Akerman e do produtor e montador uruguaio Fernando Epstein. Através de bolsas Ibermedia, os selecionados de fora de São Paulo receberão ajuda para uma passagem aérea, bem como o custeio de hospedagem para os dois participantes.
Durante o laboratório, cada dupla selecionada é atribuída a uma tutora ou tutor personalizado que os acompanhará durante toda a oficina, trocando ideias com outros(as) diretores(as) e montadores(as) que participam do 12º BrLab para enriquecer as reflexões nesta fase de finalização de seus filmes. É essa troca de experiências que torna o Rough Cut um espaço ainda mais rico para que os filmes participantes encontrem o corte que, eventualmente, chegará ao público nas salas de cinema, TV e canais digitais.
O Programa Ibermedia, que está com o BrLab desde a sua primeira edição, patrocina também esta edição BrLab Rough Cut, que conta ainda com o apoio da Heco Produções.
O 12º BrLab acontece entre os dias 21 e 27 de novembro em São Paulo, e acontece graças ao patrocínio do Projeto Paradiso, da Spcine e da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo e do Programa Ibermedia. O apoio master é da Vitrine Filmes e do selo Manequim, da Globo Filmes e da Embaixada da França no Brasil. O evento acontece em parceria com os programas Industry Academy e Open Doors do Festival de Locarno, o Ventana Sur 2022, o Torino Film Lab, o Cinéma en Développement do Festival de Toulouse, a PopUp Residency, o Eave – European Audiovisual Entrepeneurs, o ComKids, o FRAPA e a Cesnik, Quintino & Salinas/ FV Advogados e a Ponte Nórdica. A colaboração institucional é da ABRA, da APAN, da API, da BRAVI, da Brazilian Content, do Programa Cinema do Brasil e do SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo. O apoio de divulgação é da LatAm Cinema, Imprensa Mahon e Revista de Cinema. A realização é da Klaxon Cultura Audiovisual.