Desde 2019 com suas portas fechadas, o Tropical Hotel, deve ser reaberto em dezembro deste ano, conforme o proprietário Grupo Fametro. A previsão é que sejam geradas mil vagas de empregos diretos com a reabertura.
O que antes já foi considerado o maior hotel de luxo da região Norte, o Hotel Tropical teve a falência decretada por conta de dívidas trabalhistas e com a concessionária de energia elétrica.
O hotel está passando por uma série de reformas, em um processo de retrofit, no qual a arquitetura original é preservada e readequada à legislação vigente.
Segundo o Grupo Fametro, uma das novidades da reforma será o restaurante com vista panorâmica. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 100 milhões.
Inaugurado nos anos 70, o Hotel Tropical fazia parte do grupo Varig, que, na época, era a principal empresa aérea do Brasil. Os 611 apartamentos estavam sempre lotados de celebridades que visitavam a região. Mas, a falência da Varig também derrubou o grande hotel da selva.
O Tropical parou de receber hóspedes em maio de 2019, depois que cortaram a energia do hotel. As contas atrasadas superavam R$ 20 milhões.