A Estação Fonte do Saber iniciou nesta quarta-feira (24/08), a visitação para alunos. Os primeiros foram da Ocas do Conhecimento Ambiental do Puraquequara.
O espaço é o primeiro museu interativo de ciências da cidade e oferece aos visitantes o contato com o ciclo da água, em um ambiente que simula um laboratório de ciências com atividades lúdicas e interativas.
A Estação Fonte do Saber está localizada na sede administrativa da Águas de Manaus, no Aleixo, e irá funcionar às segundas-feiras e quartas-feiras, com turmas de 40 pessoas nos turnos matutino e vespertino. O espaço estará disponível para toda população da cidade, em especial, para turmas de estudantes de escolas públicas e particulares, por meio de agendamentos.
Para a coordenadora da Ocas, Érica Kelly Amorim, a iniciativa vai de encontro ao objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de promover a conscientização ambiental entre os estudantes.
Além de se tornar um novo espaço de conhecimento, a Fonte nasce com o objetivo de ampliar a educação ambiental na cidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais sensíveis em relação ao tema.
Na Fonte do Saber, é possível aprender sobre os principais processos pelos quais passa a água: desde os mananciais, suas aplicações de uso, processo para se tornar potável e o seu retorno à natureza, por meio do processo de tratamento de esgoto. O espaço também mostra os fenômenos que ilustram o comportamento da água em diversas situações, além de suas principais características.
A Estação Fonte do Saber está dividida nos seguintes espaços:
Água no Mundo: Um comparativo do globo terrestre tradicional com dois pequenos globos que ilustram o real volume de água doce existente no planeta e o volume disponível para consumo humano.
Vila do Saneamento: Aqui, são explicadas as diferenças entre as redes de água tratada, de esgoto e de água pluvial. Por meio das instalações científicas, a ideia é criar uma atmosfera para que os visitantes tenham uma experiência única. O espaço conta com equipamentos que remetem à história da água na vida da humanidade e também aos processos utilizados durante o tratamento do esgoto.
Estação de geração de energia elétrica: Constituída por quatro bicicletas geradoras, sendo uma adaptada para cadeirantes, quando acionadas, as bicicletas geram energia suficiente para acionar as bombas que levarão água até as caixas d’água dos prédios. A ideia é tornar evidente o alto consumo de energia nas unidades de tratamento de água e esgoto.
Escolas e instituições que tiverem interesse em agendar visitar ao espaço, podem enviar e-mail para www.estacaofontedosaber.com.