Após a Secretaria de Saúde de Parintins informar, neste sábado (27/08), o primeiro caso de Monkeypox, mais conhecido como varíola dos macacos na cidade, o homem morreu. Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), ele teria falecido devido a outra doença.
O paciente era imunossuprimido e, após ser infectado pela varíola, apresentou febre, fraqueza e erupção cutânea sugestivas à doença na face, nos membros superiores e inferiores.
O homem chegou a transferido para Manaus e internado na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado com quadro clínico de doença pulmonar.
Durante internação o diagnóstico de MonkeyPox deu positivo, mas a doença não tem relação com a morte, que foi causada por problemas de saúde pré-existentes.
Segundo órgão, o caso teria sido notificado no dia 12/08, mas a confirmação para varíola dos macacos só veio no dia 18/08 pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS PIN).
Na capital Manaus, segundo a mesma FVS-AM, há 18 registros da doença. Os três últimos foram confirmados nessa sexta-feira (26/08), com 95% dos casos são em homens.