Repórteres Sem Fronteiras vão monitar violência online contra jornalistas

Repórteres Sem Fronteiras vão monitar violência online contra jornalistas
Foto: Reprodução
Compartilhe

Em época de eleição, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) vai monitorar a violência online contra jornalistas.

Feita em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo, a iniciativa visa identificar, analisar, decifrar e denunciar ataques online contra comunicadores durante o período eleitoral.

Até o final do segundo turno, o projeto vai monitorar diariamente mais de cem contas no Twitter e no Facebook de jornalistas, influenciadores, autoridades públicas e candidatos às eleições. Serão monitorados termos considerados como discursos estigmatizantes, ofensas e insultos destinados à imprensa em geral.

Os resultados do monitoramento serão divulgados ao longo do período no site da RSF. Após o término das eleições, a entidade vai formular um relatório detalhado sobre as principais tendências de ataques detectados, com o objetivo de entender a origem, estrutura e organização dessa violência online, além de denunciar os principais agressores e encontrar soluções para combater os ataques.

Também com foco na segurança dos jornalistas durante as eleições, o Sindicato dos Jornalistas de SP (SJSP) atualizou seu Manual contra a Violência a Jornalistas com o Guia de Proteção a Jornalistas na Cobertura Eleitoral.

O texto traz medidas que devem ser adotadas pelos profissionais durante a cobertura de comícios e manifestações para evitar ataques e saber o que fazer em caso de violência. O guia traz ainda uma lista com os principais tipos de ataques online para conhecimento da categoria.

O SJSP cobrará as empresas jornalísticas para que adotem medidas pela segurança de seus profissionais. O sindicato elaborou um documento-base com sugestões para os veículos sobre o dia a dia dos jornalistas. Leia aqui.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais