Uma extensa nuvem impressionou os moradores do litoral do estado de São Paulo nesse domingo (28/08). A formação foi observada em Santos e outros balneários por volta das 11h da manhã.
Imagens de satélite, captadas entre 10h e 11h desse domingo, mostravam uma sequência de nuvens rolo no Oceano Atlântico com extensão de várias centenas de quilômetros, ou seja, “ruas de nuvens”. Uma destas nuvens rolo alcançou a costa na altura da Baixada Santistas, gerando as imagens que impressionam.
Segundo entrevista dada ao G1, a meteorologista Heloisa Pereira, disse que os ventos que sopram em direções contrárias dão o formato de rolo às nuvens. Ela afirma que essas ocorrências são raras no Brasil e, quando ocorrem, a maioria é no litoral sul e sudeste. A especialista ressalta que o fenômeno tem relação com a aproximação da frente fria.
“Elas [as nuvens rolo] costumam aparecer quando há o encontro de massas de ar com temperatura e umidade bem diferentes, e são formadas por ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes específicas”, explicou.
Além do fenômeno raro, os moradores da região também foram surpreendidos com fortes ventos, que dissiparam a grande nuvem. Vídeos gravados no início da ventania mostram banhistas fechando os guarda-sóis, além de árvores balançando bastante.
A passagem de uma frente fria pela Baixada Santista pode ocasionar rajadas de vento superiores a 70 km/h, conforme alerta emitido pela Marinha do Brasil. A previsão é que o tempo permaneça instável até segunda-feira (29/08), com temperaturas entre 28ºC e 14ºC.