Na última semana, produtores amazonenses participaram de um intercâmbio na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde assistiram a palestras e conheceram os processos de produção dos queijos mais premiados do Brasil. A comitiva viajou a convite do Sebrae Amazonas.
Foram 11 produtores que trabalham nos municípios de Autazes e Careiro Várzea, territórios que desde de julho possuem controle de origem dos queijos ali produzidos. Eles visitaram fazendas, queijarias e exposição, com programação entre os dias 21 e 27/08 nas cidades de São Roque de Minas e Uberaba.
Na famosa Rota do Queijo, eles foram apresentados às técnicas de ordenha dos produtores, receberam orientações de boas práticas desde a alimentação do gado até o preparo dos queijos.
Um dos integrantes da comitiva foi o produtor Kliverson de Castro, 28. Ele nasceu e vive em Autazes, onde comercializa o queijo. Na viagem, entendeu que não precisa investir pesado em para melhorar o negócio. “A gente tem uma noção de ter uma mega estrutura para produzir uma coisa de qualidade, o que não precisa. Desde que a gente tenha boas práticas no manejo, da hora da ordenha até a fabricação”, avaliou.
Kliverson é membro da Associação dos Produtores de Queijo de Autazes (Aproqueijo), que busca a adequação desses trabalhadores com apoio do Sebrae, Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre outras entidades e agentes.