#SouManaus’ oferece experiência gastronômica aos visitantes

Todos os pratos de comida, salgados e doces vendidos na “Praça de Alimentação da Gastronomia Criativa” serão comercializados com valor mínimo de R$ 8 e máximo de R$ 15. Fotos: Thelson Souza / Semcom
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Muito além de shows musicais, espetáculos teatrais, dança e manifestações culturais, o “#SouManaus Passo a Paço 2022”, maior festival de artes integradas do Norte do país, promovido pela Prefeitura de Manaus, está oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar uma experiência gastronômica, proporcionada por profissionais locais e chefs renomados, durante os quatro dias do evento, aberto neste sábado, 03/09, no centro histórico da cidade.

Durante as 100 horas de programação, que tem público estimado de 400 mil pessoas, todos os pratos de comida, salgados e doces vendidos na “Praça de Alimentação da Gastronomia Criativa” serão comercializados com valor mínimo de R$ 8 e máximo de R$ 15.

A estudante Clara Monteiro, de 21 anos, elogiou a realização do evento, destacando a importância de incentivar a cultura local. Segundo ela, o espaço gastronômico está muito bom. “Eu acho ótimo que tenha essa feira, porque é uma forma de apresentar os empreendedores para a cidade, especialmente no ramo de alimentação”, disse.

A seleção, coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), organizadora do “#SouManaus”, foi a partir de editais, nos quais 40 proponentes se habilitaram. Eles estão divididos em três categorias: “Barraca do Chefe”; “Novos Chefes”; e “Food Truck”. Um dos critérios para a participação dos empreendedores dessa área foi priorizar a culinária amazônica, com a utilização de ingredientes como tucupi, farinha Uarini, tucumã, camu-camu, banana-pacovã e pupunha, entre outros.

Poder trabalhar na “Praça de Alimentação da Gastronomia Criativa”, na opinião do chef Cláudio Procópio, da Taberna do Chef Procópio, localizada no mercado Adolpho Lisboa, é uma oportunidade de dar mais visibilidade a sua marca.

“Esse espaço do ‘#SouManaus’ permite que pessoas que não tenham poder aquisitivo maior, experimentem pratos que são servidos nos restaurantes a valores mais elevados. Aqui estamos oferecendo os mesmos pratos, bem elaborados, a preços bem justos, usando os mesmos insumos que uso em meu estabelecimento”, contou Procópio.

Aula-show

Uma novidade que a prefeitura trouxe para o ‘#SouManaus’ foi a realização de uma aula-show de gastronomia, voltada para chefs profissionais, cozinheiros e cozinheiras de feiras e mercados e estudantes de gastronomia selecionados por Instituições de Ensino Superior e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas, Abrasel.

O convidado foi o chef dos restaurantes Mocotó, em São Paulo (SP), e Caboco, em Los Angeles (EUA), Rodrigo Oliveira, que participou do “Iron Chef”, reality show de competição de culinária de alto nível, que teve a primeira temporada lançada em junho, no streaming Netflix.

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