Após ataque do deputado estadual Douglas Garcia à jornalista Vera Magalhães nesta terça-feira (13/09), associações e sindicatos de jornalistas manifestaram solidariedade à jornalista. As entidades pedem “respeito à democracia”.
No texto publicado no portal da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a organização afirma que os ataques sofridos pela jornalista “representam não só uma violência contra todas as mulheres e contra toda a categoria dos jornalistas, mas também mais um grave atentado à democracia em nosso país”.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) declarou solidariedade a Vera Magalhães e defende que atos de truculência contra jornalistas não podem ser nornalizados. “Durante os últimos quatro anos, jornalistas, especialmente mulheres, foram alvo do presidente e de seus aliados”, diz em nota.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) também se manifestaram em defesa de Vera Magalhães.
As entidades emitiram uma nota conjunta, alegando que “a tentativa de constranger o livre trabalho da jornalista é uma inaceitável agressão à liberdade de imprensa”, e cobraram a responsabilização do deputado estadual.
Um debate para o governo de São Paulo, realizado na noite de terça-feira (13/9), acabou marcado por mais um ataque à jornalista Vera Magalhães.
Na imagem que circulam nas redes sociais, é possível ver e ouvir que Magalhães e Garcia gravam as cenas com celulares e discutem. O deputado a acusa falsamente de receber R$ 500 mil anuais de salário da TV Cultura, quando, na verdade, a própria emissora divulgou o valor de R$ 22 mil mensais.
Garcia repete diversas vezes uma frase dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em um debate para a Presidência da República: “A senhora é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”.
Magalhães, que teve de sair escoltada por seguranças do local, repete que já publicou o contracheque, mas o parlamentar nega. Em alguns momentos, o deputado diz que está sendo agredido pela jornalista.
Na madrugada desta quarta-feira (14/9), Vera Magalhães publicou vídeo em que diz ter sido “agredida” por Garcia.