Livro reúne receitas com mel de abelhas nativas

Com participação de 49 autores, a publicação faz parte do Projeto Verde Mel, cujo objetivo é difundir conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores
Compartilhe

Mais que um livro de receitas, é uma defesa da biodiversidade brasileira. Ao homenagear as abelhas e seus guardiões, “67 receitas com mel de abelhas nativas” reafirma o papel socioambiental da gastronomia. Resultado do Projeto Verde Mel, uma iniciativa do Instituto Atá em parceria com a Sylvamo e a Associação Ambientalista Copaíba, o livro terá pré-lançamento no dia 5 de outubro, no Dalva e Dito, em São Paulo. No dia 19 de novembro, haverá um lançamento aberto ao público, das 11h às 16h, no Mercado de Pinheiros.

“67 receitas com mel de abelhas nativas” tem a participação de 49 cozinheiros e cozinheiras de todas as regiões do País, como Manu Buffara, Adriana Lucena, Neide Rigo, Rodrigo Bellora, Henrique Gilberto e Rodrigo Oliveira, além dos bartenders Jean Ponce, Rafael Welbert e Alice Guedes, entre outros. Ao longo de 155 páginas, os autores compartilham receitas elaboradas com mel e pólende 18 espécies de abelhas nativas, divididas em nove capítulos: tira-gosto, salada, prato feito, para a mistura, para acompanhar, sobremesa, para qualquer hora, bebidas não alcoólicas e goró. O prefácio é assinado por uma das autoras, a chef Mara Salles, do Tordesilhas; e a quarta capa, por Bel Coelho, do Cuia Café.

“Valorizar os produtos e criar alternativas de uso é essencial para fortalecer a atividade de criação de abelhas”, diz o ecólogo Jerônimo Villas-Bôas, sócio doInstituto Atá, coordenador do Verde Mel e um dos organizadores do livro. Além de Jerônimo, assinam a organização do livro o chef Alex Atala, o pesquisador Fabio Menna e a jornalista Janaina Fidalgo. “Uma vez que o mel de abelhas nativas chegue na cozinha e na mesa dos leitores, carregando com ele a história dos territórios onde foi produzido, o objetivo deste livro terá sido alcançado.”

Com projeto gráfico do designer Teo Menna e fotos de Rubens Kato, o livro traz ilustrações das abelhas, em escala real, feitas por Diego Cardoso Avellar, e as localiza geograficamente, de acordo com a distribuição de cada espécie. Entreos capítulos de receitas, há textos sobre as abelhas, seus produtos e sua inestimável importância para a polinização da maioria das culturas agrícolas.

“Estamos muito felizes com o lançamento deste livro porque acreditamos no poder da gastronomia para valorização da sociobiodiversidade. Nenhum outro ingrediente tinha, até agora, um livro de receitas tão dedicado quanto este com o mel de abelhas nativas. Tampouco contávamos com um livro de receitas que reunisse um time como este que tivemos o prazer e a honra de juntar”, diz o chef Alex Atala, um dos fundadores do Instituto Atá e organizador de “67 receitas com mel de abelhas nativas”.

67 receitas com mel de abelhas nativas
Instituto Atá
organização: Jerônimo Villas-Bôas; Alex Atala; Fabio Menna e Janaina Fidalgo
R$ 73,50; 155 págs. (disponibilidade para download gratuito a partir de 19/11)
pré-lançamento: 5/outubro, às 19h, apenas para convidados, no Dalva e Dito
lançamento: 19/novembro, às 11h, para o público no Mercado de Pinheiros

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais