Mais que um livro de receitas, é uma defesa da biodiversidade brasileira. Ao homenagear as abelhas e seus guardiões, “67 receitas com mel de abelhas nativas” reafirma o papel socioambiental da gastronomia. Resultado do Projeto Verde Mel, uma iniciativa do Instituto Atá em parceria com a Sylvamo e a Associação Ambientalista Copaíba, o livro terá pré-lançamento no dia 5 de outubro, no Dalva e Dito, em São Paulo. No dia 19 de novembro, haverá um lançamento aberto ao público, das 11h às 16h, no Mercado de Pinheiros.
“67 receitas com mel de abelhas nativas” tem a participação de 49 cozinheiros e cozinheiras de todas as regiões do País, como Manu Buffara, Adriana Lucena, Neide Rigo, Rodrigo Bellora, Henrique Gilberto e Rodrigo Oliveira, além dos bartenders Jean Ponce, Rafael Welbert e Alice Guedes, entre outros. Ao longo de 155 páginas, os autores compartilham receitas elaboradas com mel e pólende 18 espécies de abelhas nativas, divididas em nove capítulos: tira-gosto, salada, prato feito, para a mistura, para acompanhar, sobremesa, para qualquer hora, bebidas não alcoólicas e goró. O prefácio é assinado por uma das autoras, a chef Mara Salles, do Tordesilhas; e a quarta capa, por Bel Coelho, do Cuia Café.
“Valorizar os produtos e criar alternativas de uso é essencial para fortalecer a atividade de criação de abelhas”, diz o ecólogo Jerônimo Villas-Bôas, sócio doInstituto Atá, coordenador do Verde Mel e um dos organizadores do livro. Além de Jerônimo, assinam a organização do livro o chef Alex Atala, o pesquisador Fabio Menna e a jornalista Janaina Fidalgo. “Uma vez que o mel de abelhas nativas chegue na cozinha e na mesa dos leitores, carregando com ele a história dos territórios onde foi produzido, o objetivo deste livro terá sido alcançado.”
Com projeto gráfico do designer Teo Menna e fotos de Rubens Kato, o livro traz ilustrações das abelhas, em escala real, feitas por Diego Cardoso Avellar, e as localiza geograficamente, de acordo com a distribuição de cada espécie. Entreos capítulos de receitas, há textos sobre as abelhas, seus produtos e sua inestimável importância para a polinização da maioria das culturas agrícolas.
“Estamos muito felizes com o lançamento deste livro porque acreditamos no poder da gastronomia para valorização da sociobiodiversidade. Nenhum outro ingrediente tinha, até agora, um livro de receitas tão dedicado quanto este com o mel de abelhas nativas. Tampouco contávamos com um livro de receitas que reunisse um time como este que tivemos o prazer e a honra de juntar”, diz o chef Alex Atala, um dos fundadores do Instituto Atá e organizador de “67 receitas com mel de abelhas nativas”.
67 receitas com mel de abelhas nativas
Instituto Atá
organização: Jerônimo Villas-Bôas; Alex Atala; Fabio Menna e Janaina Fidalgo
R$ 73,50; 155 págs. (disponibilidade para download gratuito a partir de 19/11)
pré-lançamento: 5/outubro, às 19h, apenas para convidados, no Dalva e Dito
lançamento: 19/novembro, às 11h, para o público no Mercado de Pinheiros