A Prefeitura de Manaus iniciou na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (Muma), a campanha “Outubro Rosa”, com o intuito de sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta contra o câncer de mama.
Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá intensificar o atendimento às mulheres em todas as unidades básicas da capital, com ações educativas e serviços que oportunizam o diagnóstico precoce da doença.
Representando a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a diretora de Atenção Primária (DAP), Sonja Ale Farias, destacou que a luta contra o câncer de mama é um compromisso da Prefeitura de Manaus, que tem se esforçado para a aprimorar a oferta de serviços para os usuários da Rede de Atenção Primária.
“A Semsa entregou este ano os Serviços de Diagnóstico de Mama (SDMs), que, em articulação com a rede estadual de saúde, tem o objetivo de investigar os sinais sugestivos da doença e agilizar o diagnóstico. Seguimos nos empenhando no compromisso de mudar o cenário do câncer de mama em Manaus”, disse a diretora.
A programação do Outubro Rosa terá oferta de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Móvel, instalada na praça Dom Pedro II, incluindo consultas e exames, durante 14 dias, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. O evento tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que também disponibilizará uma unidade móvel no local para apoiar o evento, com ações sociais voltadas ao público feminino.
Gerda acrescentou que a oferta de exames citopatológicos, para a identificação de sinais sugestivos de câncer do colo do útero, também será intensificada em todas as unidades da Semsa. O público prioritário são mulheres e homens trans na faixa etária de 25 a 64 anos.