Campanha de Vacinação contra Poliomielite alcançou 58% das crianças em Manaus

A campanha foi iniciada no dia 08/08 e tinha o encerramento previsto para 09/09, mas a data foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até a última sexta-feira Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

Encerrada na última sexta-feira, 30/09, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite alcançou apenas 58,29% das crianças de um ano de idade a menores de cinco anos, na capital amazonense. A Prefeitura de Manaus lembra que a meta do Ministério da Saúde era imunizar 95% do total de 141.140 mil crianças nessa faixa etária, mas apesar dos esforços, o município teve uma baixa adesão por parte dos pais e responsáveis.

 

A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Isabel Hernandez, informa que a poliomielite, também chamada de paralisia infantil e pólio, é uma doença que deixa sequelas permanentes e pode levar à morte. O vírus costuma manifestar as formas mais graves em crianças.

 

“As equipes da Semsa realizaram busca ativa de casa em casa para que fosse feita a vacinação dessas crianças, além de quatro ‘Sabadões da Saúde’ no mês de agosto, quando foi estendido o horário de funcionamento em diversas unidades para ampliar esse índice. Mesmo assim, obtivemos uma baixa resposta da população”, afirma a enfermeira.

 

A campanha foi iniciada no dia 08/08 e tinha o encerramento previsto para 09/09, mas a data foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até a última sexta-feira, por conta dos baixos números registrados em todo o país. A mobilização também busca estimular a multivacinação, ampliando a cobertura vacinal de todos os imunizantes do calendário básico, mas não há meta pré-definida para este indicador.

 

A cobertura de 58,29% alcançada na campanha representa 82.268 mil doses aplicadas contra a pólio em Manaus. Na zona rural, Manaus atingiu 100% do público-alvo, mas a realidade foi diferente na zona urbana. Na zona Leste, 69,42% das crianças receberam o imunizante; 60,54% na zona Oeste; 51,92% na zona Norte; e 47,61% na zona Sul.

 

“Essa vacina está na rotina do calendário básico de vacinação e é ofertada em 171 unidades da Semsa, parte delas com funcionamento à noite e aos sábados. Ela vai continuar sendo aplicada normalmente, mas pedimos que os pais tenham urgência na imunização de seus filhos, pois o vírus está circulando em outras partes do mundo e não podemos deixar que ele seja disseminado entre nossas crianças”, completa a enfermeira.

 

O esquema vacinal contra a poliomielite deve ser iniciado aos dois meses de idade, com a primeira dose. Aos quatro meses deve ser tomada a segunda dose e aos seis meses, a terceira. Os responsáveis também devem levar as crianças para tomar duas doses de reforço, sendo uma aos 15 meses e outra aos quatro anos de idade, e sempre que houver campanha de vacinação.

 

Os endereços e horários de funcionamentos das 171 salas de vacina da Semsa estão disponíveis no link bit.ly/salasdevacinamanaus. Os usuários precisam levar documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação da criança.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais