Expedição promove intercâmbio entre chefs de cozinha e manejadores de Pirarucu

Expedição promove intercâmbio entre chefs de cozinha e manejadores de Pirarucu
Foto: Bruno Kelly
Compartilhe

Roberta Azevedo e outros nove chefs de cozinha de vários estados desembarcaram no Amazonas e encararam mais de 20 horas de barco para chegar até a Comunidade São Raimundo, localizada na Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá, no município de Carauari.

A expedição, que aconteceu em setembro, levou ainda representantes comerciais, financiadores, distribuidores, jornalistas, pesquisadores e assessores de organizações que prestam apoio técnico ao manejo do pirarucu, totalizando 60 integrantes na viagem.

Conhecer a origem do peixe amazônico que vem ganhando espaço no cardápio de renomados restaurantes, ver de perto os benefícios socioambientais e econômicos que o manejo sustentável do pirarucu proporciona para a floresta e para as comunidades ribeirinhas, além de potencializar a venda do pirarucu de manejo sustentável produzido no Amazonas, são alguns dos objetivos do evento.

“A expedição é uma oportunidade ímpar. A comunidade conhece os parceiros, que, por outro lado, podem ver a beleza do manejo. Nossos apoiadores também têm oportunidade de vivenciar a comunidade e conhecer de perto as etapas do manejo comunitário. Tenho certeza que ao conhecer a história e todo o processo aumenta a possibilidade de engajamento para que essa atividade cresça ainda mais”, afirmou Adevaldo Dias, presidente do Memorial Chico Mendes e assessor da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc).

A viagem foi a segunda expedição organizada pela Gosto da Amazônia, marca coletiva criada pelo Coletivo do Pirarucu, e faz parte da estratégia para ampliação de mercado do pirarucu de manejo sustentável produzido no Amazonas. A primeira edição foi realizada em 2019, na Terra Indígena Paumari, onde participaram nove chefs do Rio de Janeiro e um de Manaus.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais