Com o uso cada vez mais intenso das redes sociais, o acesso a informações se tornou cada vez mais instantâneo, tendo milhares de notícias à distância de um clique. O lado negativo é que a desinformação e as notícias falsas também passaram a ser reproduzidas em grande velocidade. Em um cenário de crises estruturais no jornalismo tradicional, quais são os riscos desse problema e como isso pode afetar a democracia?
O webinar Mudanças no ecossistema da informação: desafios globais e o caso do Brasil, promovido pelo MIT-Brazil Program, promoverá uma discussão sobre esse assunto, explorando os fatores que levaram à realidade enfrentada pelo Brasil em relação às fake news e como o fenômeno da fragmentação da mídia está na raiz desse problema que enfrentamos cada vez mais não só nacional, mas globalmente.
Participarão da discussão o brasileiro Ricardo Gandour, executivo sênior de mídia, pesquisador e autor de “Jornalismo em retração, poder em expansão: a segunda morte da opinião pública”, que analisará a situação atual, e o professor Justin Reich, do MIT Comparative Media Studies/Writing. Reich e seus colaboradores estão preocupados com as habilidades dos cidadãos em distinguir a verdade das distorções ou inverdades ao tomar suas decisões. Ele trocará ideias com o grupo e compartilhará como sua equipe está testando métodos para melhorar a alfabetização informacional entre populações geralmente negligenciadas, incluindo americanos rurais e de baixa renda sem acesso à banda larga, idosos e comunidades indígenas.
O evento acontecerá no dia 12 de outubro (quarta-feira), às 18h (horário de Brasília). A iniciativa faz parte do MIT-Brazil Conversation Series e será transmitida online via Zoom. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo link de registro.