Livros digitais infantis para diversão e aprendizagem

A oferta de livros digitais tem se tornado mais popular como surgimento de aplicativos e plataformas de leitura. Foto: Reprodução internet
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Já pensou ler uma história e decidir qual é o destino do protagonista? Ou, durante a leitura, interagir com o cenário ou escutar conversas dos personagens? Essas interações são apenas algumas das possibilidades que a literatura infantil digital oferece durante a mediação de obras digitais para as crianças.

Essas obras são diferentes de um e-book, que tem basicamente as mesmas características de um livro impresso. Com recursos interativos de texto, efeitos sonoros, animações e gestos do leitor, possibilita uma experiência que compreende a visão, a escuta, a fala, a criatividade, a coordenação motora, entre outros.

A oferta de livros digitais tem se tornado mais popular como surgimento de aplicativos e plataformas de leitura, como é o caso da Estante Digital, do Itaú Social, que disponibiliza 22 títulos com recursos interativos, trilha sonora e animações.

“Apesar das crianças terem uma facilidade natural com a internet, a mediação do adulto é importante para apresentar os recursos disponíveis da literatura digital, além de oferecer apoio ao leitor infantil para acessar e interagir com a história. Graças a essa característica, o envolvimento da família também contribui para o fortalecimento de laços afetivos com a criança”, conta a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Destacamos alguns aspectos importantes para realizar uma boa mediação de literatura digital e promover uma experiência rica com a criança:

  • Preparação: antes de tudo, o mediador de leitura precisa conhecer a história e fazer uma leitura prévia, a fim de conhecer seus recursos multimídias, identificar as potencialidades do texto e os desafios que a obra traz;

  • Interatividade: o mediador precisa estar atento para aproveitar ao máximo as oportunidades e recursos que a literatura digital disponibiliza, possibilitando uma maior imersão na história;

  • Escuta ativa: é preciso proporcionar momentos de trocas entre a criança e quem faz a mediação, possibilitando que a leitura favoreça laços afetivos e amplie os sentidos;

  • Praticar conversa: é fundamental estimular o diálogo, o prazer e a brincadeira entre as crianças com os mediadores e com a obra;

  • Livre expressão: durante a leitura, a criança deve ser acolhida para que se sinta livre para expressar os efeitos provocados pela experiência literária.

Curso

Com a proposta de explorar a potencialidade da literatura digital, o Itaú Social lançou a formação “Mediação de literatura infantil digital”. O conteúdo apoia a mediação de leitura do adulto para e com a criança de forma acolhedora, significativa e segura para a criança. O curso é gratuito e está disponível no site polo.org.br.

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